01 fevereiro 2015
Você já ouviu falar em ‘lente de contato dental’?
iSaúde Bahia – O que são as lentes de contato dental? Quais os tipos?
Dr. Rodrigo Queiroz – As lentes de contato dental são um tipo especial de facetas ultrafinas de porcelana. Apresentam uma espessura de 0,2 a 0,3 mm e com um bom material (di-silcato de lítio, feldspáticas ou fluoropatitas), muito resistentes.
iSB – Para que são indicadas? Corrigem quais problemas?
Dr. Rodrigo Queiroz – São indicadas para remodelar os dentes e oferecer um sorriso perfeito. Consegue recobrir diastemas (espaços entre os dentes), aumentar o comprimento, melhorar o brilho e textura superficial e corrigir pequenas diferenças de cor.
iSB – Quem pode usar? Existem contraindicações?
Dr. Rodrigo Queiroz – Todas as pessoas em que a estrutura/posição dental permita acréscimo de material, sem deixar excessos. São contraindicadas quando não há possibilidade de atingir a forma desejada apenas acrescentando material restaurador, sendo necessário o desgaste de estrutura dental, o que descaracteriza as lentes de contato e caracteriza as restaurações mais espessas, como as facetas ou laminados cerâmicos. Também são contraindicadas em casos nos quais se deseja alterar a cor em mais de dois tons acima da escala.
iSB – Como elas são aplicadas? Como é sua manutenção? Quanto tempo dura?
Dr. Rodrigo Queiroz – São cimentadas sobre os dentes com um mínimo ou nenhum desgaste. A manutenção é feita através de consultas periódicas ao dentista. A longevidade dessas restaurações, vai depender dos cuidados do paciente, como boa higienização, evitar hábitos para funcionais, como roer unha, morder objetos, apertar os dentes etc.
iSB – Quais as vantagens e desvantagens desse procedimento?
Dr. Rodrigo Queiroz – Tratamento indolor, rápido, com um mínimo ou nenhum desgaste dos dentes. Um sorriso perfeito em pouco tempo.
ISB – Existem alternativas para os mesmos resultados alcançados com a lente de contato dental?
Dr. Rodrigo Queiroz – As resinas compostas de boa qualidade oferecem um resultado satisfatório também, porém, nenhum material reproduz a fluorescência natural dos dentes como as cerâmicas. Absorvem, refletem e transmitem luz como o esmalte dental. O MELHOR MATERIAL para reproduzir as características do esmalte é a cerâmica.
FONTE: Isaudebrasil.